O que é tão falado “Coperto”?

O que é esse tal COPERTO que falam tanto por aí?

Vou dar um exemplo prático do que aconteceu comigo quando fui tomar pela primeira vez um café no Gilli, em Firenze. O Caffè Gilli é, de longe, um dos cafés mais tradicionais da cidade e está situado numa praça lindíssima e importante, a Piazza della Repubblica. Em sua volta, são vários os ambientes para sentar e aproveitar a vista. Tanto dentro do bar, quanto fora.

IMG_7886
A esquina do Gilli. Recomendo a visita, o café faz juz à fama.

Bom, entrei para tomar o café levemente com medo por já prever um preço meio salgado rs… Qual não foi minha surpresa quando olho para a tabela de preços e vejo uma separação: uma coluna com preços para o balcão e uma coluna para os preços de mesa. Não vou me lembrar exatamente quanto custava, mas um espresso estava em torno de 1 euro para tomar de pé no balcão, enquanto o mesmo espresso, se fosse apreciado em uma das mesas do café, custaria 4 euros e pouco.

Essa é uma explicação prática de como o COPERTO funciona. Ao pé da letra o coperto seria a utilização do ambiente, do lugar como um todo, da mesa, dos talheres etc. No caso do café de Firenze, se você quer apreciar a privilegiada vista que eles “possuem” e dos belos ambientes que criaram, terá que pagar praticamente o triplo do preço de um café normal.

Abaixo um exemplo da nota fiscal, com coperto, de uma Osteria:

2
Imagem: reports.travel.ru

Não são todos os cafés/bares/restaurantes/lancherias que o cobram. Mas é importante estar atento caso não queira gastar a mais. Para quem ganha em euros, não é um preço abusivo, mas experimente converter para o real… Caso você esteja fazendo questão de economizar pode pesar bastante no orçamento. A taxa pode variar, mas pessoalmente o que eu vejo por aí é em torno de um ou dois euros no máximo.

O COPERTO pode aparecer camuflado do nosso famoso “couvert” no sentido de, por exemplo, chegar um pãozinho na mesa para comer acompanhando a comida. Entram nesse esquema também azeitonas, pão com pastinhas etc. Normalmente o lugar que não cobra a taxa AVISA e o lugar que cobra NÃO avisa. Então, não esqueça de perguntar!!! Não é vergonha poupar! E dica final, mesmo que esse “acompanhamento” chegue e você não consuma achando que assim não pagará, errado! Mesmo que deixe, pode ser cobrado!

1
Imagem: italyiswaitingforyou-getgoing.com

Vou ter que admitir para vocês que quando chega uma cesta de pãozinho na mesa eu sempre pergunto se é coperto, ou se estão cobrando por aquilo. É cada história que a gente escuta que é bom não arriscar rs.

Espero que tenha ficado claro, qualquer dúvida deixem nos comentários!

Beijoca.

Anúncios

Um comentário em “O que é tão falado “Coperto”?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s