O que é a “Pizza al Taglio”?

Acho bacana trazer aqui nesse espaço alguns entendimentos sobre a cultura italianahábitos e opções que o turista encontra quando vivencia o dia a dia no país. Isso que vou explicar agora é um exemplo de pizza que eles comem diferente do que estamos acostumados a imaginar… É a pizza em pedaços!

IMG_1919
Pizzeria Oberdan, minha preferida para comer pizza al taglio em Perugia. A nonna que abriu o espaço em 1967 ainda faz pizza e conversa com os clientes, coisa mais querida!

Essa “modalidade” de pizza vai te salvar várias vezes na viagem à Itália! Principalmente se o seu orçamento for um pouco limitado ou você não quiser gastar muito numa janta, lanche noturno, almoço etc.

IMG_9209
Comendo uma pizza al taglio de abobrinha no hostel, depois de um dia de turismo em Roma.
  • O QUE É?

A PIZZA AL TAGLIO significa literalmente pizza aos pedaços, ou seja, é uma pizza feita em retângulo e normalmente cortada em quadrados do tamanho que você desejar ou, também, já cortada em triângulo do modo tradicional. O preço é por peso ou por unidade (normalmente gira em torno de 1,50 até 3 ou 4 euros) e ela é vendida em diversos lugares tipo: mercado, “padarias” ou estabelecimentos específicos que apenas vendem pizza al taglio. Para você acha-las não é difícil, basta prestar atenção nas vitrines ou balcões, pois elas ficam expostas chamando o turista a um lanche rápido e prático.

img_2737-e1526683412737.jpg
Este pedaço custou 1,50.

O legal dessa opção é que você come bem, barato e pode levar embalado para casa de lanche, de janta, de almoço. Pode também pedir para esquentar e comer andando sem fazer a maior sujeira hehe.

  • COMO PEDIR?

Quando chegar ao balcão de atendimento e tiverem outras opções além de pizza você pode falar assim: “Un pezzo di (aqui diga o sabor)”. O atendente vai te mostrar onde ele vai cortar e te perguntar se está bom. Você pode dizer: “Va bene” se está bom este tamanho. Se quiser maior: “Un po’ di più. E se quiser menor: “Un po’ di meno”. A mais comum de achar é a Margherita: molho de tomate e queijo.

Agora já sabem, quando vocês virem algum letreiro dizendo PIZZA AL TAGLIO podem entrar e pedir sem medo de feliz! Haha

Dica: O pedaço de pizza de abobrinha que estou segurando na foto é de um supermercado bem popular, o CONAD, que fica dentro da Estação Termini (no andar de baixo). Normalmente quando chegava tarde de algum bate e volta de cidades próximas a Roma ia no supermercado garantir a pizza para janta!

Abaixo mostro um tradicional local de pizza al taglio em Perugia:

Aqui uma explicação sobre a pizza al taglio como panino!

IMG_3551
Pizza al taglio como panino! Delíícia!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s