O que significa “Servizio”?

O tal SERVIZIO é o nosso famoso “dez por cento”!

servizio
Imagem: lucascialo.altervista.org

Na Itália esse valor, em cima dos pedidos, gira em torno de 10 a 20%. Existe uma lei (que vale para todo território italiano) permitindo a cobrança dessa taxa desde que ela seja MOSTRADA ao cliente, ele deve ser AVISADO de alguma forma que está a pagando.

Claro que na prática é diferente e existem muitos lugares que não te avisam então o ideal é sempre perguntar. Às vezes a indicação do servizio se encontra no próprio menu ou cardápio. Eu sei que quando saímos parar curtir uma viagem é desgastante ficar atento à todas essas peculiaridades: coperto, servizio etc.. Mas para quem precisa economizar principalmente com a desvalorização que está o nosso real, é importante questionar e estar atento a tudo.

Esta taxa teoricamente seria destinada como uma complementação do pagamento dos garçons. Pois antigamente na Itália não existiam os contratos regulamentados. Tenho amigos que já trabalharam em restaurante e ainda existe muitíssimo o “ganhar por dia”, “ganhar por hora” e, na maior parte dos casos, eles nem veem a cor desse dinheiro, não é feita a distribuição. Mas com certeza não posso generalizar e ser hipócrita, pois não sei como funcionam todos os lugares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s