San Gimignano | Roteiro de 1 dia + passeio!

 Se você quer conhecer um lugar de paisagem mais típica Toscana impossível, ares medievais, comida gostosa e muita história? San Gimignano é a pedida!

IMG_1421
Na foto é possível ver a entrada da cidade, que fica no bem no início desta ruazinha!
  • COMO CHEGAR?

Primeiro de tudo acredito que seja importante te explicar como chegar, certo? Vamos usar como base Florença.

Saindo de Florença: Compre um bilhete de trem Regional com o destino a Poggibonsi. A viagem dura cerca de uma hora. Quando chegar, precisará comprar um bilhete de ônibus. Existe apenas uma lanchonete na estação de trem de Poggibonsi, entre nela e peça um bilhete para San Gimignano.

Pode falar: “Un biglietto di autobus per San Gimignano”

Na frente do estabelecimento fica a parada, onde você verá o painel que informa qual o horário que o próximo ônibus chegará. A viagem leva cerca de 20-30 minutos e o desembarque é na entrada da cidade. Prático e simples.

IMG_1352
Um lugar calmo, tranquilo e acolhedor.

San Gimignano é província de Siena, ou seja, é uma comuna (em italiano comune). Comuna é o equivalente a município no Brasil. E as províncias são divisões de regiões italianas. Por exemplo neste caso a região seria Toscana, a província Siena e a comuna San Gimignano. É comum que se chame a comuna de cidade, por estarmos mais acostumados com esse termo, do que o em italiano.

O começo do passeio foi a entrada pela Porta San Giovanni, uma espécie de portal redondo que dá acesso à cidade, o clima que já senti foi muito diferente…

Quando você lê por aí que San Gimignano é medieval e completamente preservada não tem ideia se é tudo isso mesmo, mas te digo sinceramente, é muito melhor do que o esperado! Na rua principal as opções de lojas são das mais variadas, vou te contar minha preferida sempre: Cerâmica. Eu fico absolutamente encantada e perco a noção do tempo olhando aquelas peças maravilhosas pintadas à mão.

IMG_1318
Veja como é muito bem preservada

A mensagem que eu quero passar já no início é a seguinte: não deixe de se perder pela cidade! Sim, San Gimignano é muito pequena e impossível realmente de se perder. Vá caminhar pelas pequenas ruazinhas, descubra vistas maravilhosas e fique atento para todos os detalhes que poderá encontrar pelo caminho.

IMG_1368
Um cantinho que descobri enquanto me perdia pelas ruelas
IMG_1365
Me diga se não é encantador?

Seguindo o fluxo dos turistas (normalmente inteligente a fazer quando não se tem um super plano rs) encontrei a segunda vista mais linda da cidade, em minha humilde opinião. Achar essa rua foi na sorte, não planejei nada. Apenas como disse antes, segui o fluxo e tive surpresinha. Segue a cara de felicidade proporcionada pela paisagem:

IMG_1326
Parada obrigatória para uma fotinho

Após se perder entre as primeiras ruelas da cidade logo você chegará na Piazza della Cisterna, a principal praça da cidade. Uma gracinha, pequena e com as várias torres em sua volta!

IMG_1395
A bela Piazza della Cisterna

Na foto abaixo estou sentada nas escadas do poço, onde parei para apreciar um gelato da Gelateria Dondoli (intitulada como a melhor gelateria do mundo), falo sobre ela AQUI. O nome da Piazza foi dado graças à essa cisterna octogonal localizada em seu centro e que servia para a coleta e conservação de água para população da cidade.

IMG_1378
Tomando um solzinho pós gelato

Após conhecer a Piazza della Cisterna ande um pouco mais para frente e chegue à Piazza del Duomo.

IMG_1405
Uma das belezas da Piazza del Duomo

Se você gosta de afrescos e surpresas, tenho uma dica legal: Duomo di Santa Maria Assunta. Os afrescos são do século 14 e contam histórias do novo e velho testamento.

duomo
Duomo di San Gimignano em sua simplicidade

Agora a surpresa: a beleza do interior com os afrescos!

1
Foto: duomosangimignano.it

Horários de Abertura de 01/04 – 31/10. De segunda a sexta: 10-19:30. Aos sábados: 10-17:30 e aos domingos: 12:30-19:30.

Horários de Abertura de 01/11 – 31/03. De segunda a sábado: 10-17. Aos domingos: 12:30-19:30

  • Preço: 4 euros. Atenção: Fechado de 15 a 31 de janeiro, 12 de março, 15 a 30 de novembro, 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Para mais informações o site oficial: http://www.duomosangimignano.it/orari.htm

IMG_1412
Uma das famosas torres de San Gimignano

Apesar de San Gimignano ter muita história, quero explicar sobre o ponto principal do lugar: as torres. Vistas de longe, quando estamos à caminho da cidade nas colinas, já é possível visualizá-las. São a marca registrada da cidade, estão nos cartões postais, nas aquarelas e nos souvenirs vendidos.

As família mais ricas da época construíam estas torres para demonstrar riqueza e poder. Quanto mais alta a torre, mais importante a família era considerada. Hoje restaram apenas treze (eram cerca de 72) e meu destaque vai para a Torre Grossa, onde é possível subir e ter a vista mais privilegiada da cidade. A Torre é alta, tem cerca de 54 metros de altura o que torna a subida um pouco cansativa, então vá com calma e tenha a certeza que a recompensa vale a pena!

IMG_1532

Um pouco mais da vista 360 graus da cidade:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para comprar o ingresso vá ao Musei Civici, que fica na Piazza Duomo, número 2.
Horários de abertura de 01/04 a 30/09 das 10 às 19:30.
De 01/10 a 31/03 das 11 às 17:30. Dia 25 de dezembro fecha.
Dia 01/01 abre de 13:30 às 17:30.
Preço: 9 euros.

Para maiores informações o site oficial: http://www.sangimignano.com/it/informazioni/orari-prezzi.asp

IMG_1373
Um pouco do fluxo de turistas num dia calmo

 

IMG_1397
Piazza della Cisterna
IMG_1387
Poço emoldurando a praça
IMG_1414
Aqui se entra para subir a Torre Grossa

Uma dica interessante é, por a cidade ser pequena e ter muito fluxo de turistas, deixar para conhecer em dia de semana. Além de aos finais de semana ela ficar bem mais lotada, os horários de ônibus são mais escassos e difíceis de conjugar com os horários dos trens. Isso é outro fator a se atentar: nunca esqueça de ao chegar na estação da cidade destino, verificar qual é o último horário de trem à noite. Muitas pessoas acabam ficando “presas” nessas pequenas cidades do interior por não verificar o último horário e não ter como voltar para sua acomodação base.

IMG_1416
Afrescos encontrados pela cidade
IMG_1411
O tipo de cantinho que você achará por lá

San Gimignano foi uma experiência linda, intensa e emocionante. Como vocês podem acompanhar nas fotos, o céu estava azul, o dia mais perfeito impossível e minha felicidade foi a maior por poder ter conhecido essa cidade tão única.

Qualquer dúvida podem me deixar nos comentários que tento ajudar e caso já tenham conhecido a cidade me contem suas impressões por favor.

Alana.

Anúncios

6 comentários em “San Gimignano | Roteiro de 1 dia + passeio!

    1. Oi Andréa,
      O trajeto da volta para estação de trem de Poggibonsi é o mesmo, de ônibus. Pode comprar apenas o bilhete de ida e na própria cidade de San Gimignano o de volta, em qualquer tabacaria.
      O que eu recomendo quanto ao trem é você comprar a passagem de ida e quando chegar na estação de Poggibonsi conferir quais são os horários para volta e já comprar. Mas se atente que o bilhete após comprado tem validade até as 23:59 muitos do presente dia.
      Dá para conhecer junto Siena, essa é minha sugestão!
      Qualquer coisa mais pergunte, espero ter sido clara, se não é só perguntar novamente!
      Beijoca querida!

      Curtir

  1. Oi Alana!
    Ficarei em Florença e estava com a intenção de ir para San Gimignano e depois que li seu post, fiquei mais certa de que devemo sim ir até lá rs…
    Uma dúvida: vale a pena deixar 1 dia todo para essa visita ou é possível fazer em meio dia? pergunto pois quero ainda conhecer Siena e Pisa e aí não sei quanto tempo deveria dedicar a cada uma dessas cidades rs.. Ficarei 4 dias e meio em Florença. Se puder em ajudar, agradeço!
    Continue escrevendo e nos deixando encantados sobre a Itália!
    bjs
    Marylia

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Marylia, muito obrigada pelo elogio!
      Não sabe como fico feliz em saber que está gostando dos textos!
      Querida, com toda certeza é possível conhecer San Gimignano em meio dia! Eu sugiro que vá pela tarde para pegar o pôr do sol (caso a previsão seja dia bonito e céu aberto) se não tanto faz hehe.
      Você pode fazer Pisa pela manhã, subir na Torre e conhecer a Praça dos Milagres e após o almoço ir a San Gimignano. Fica talvez um pouquinho contra mão, mas é só uma sugestão mesmo!
      Já aproveitando para dizer, como você tem poucos dias Pisa também é uma cidade que pôde-se fazer em meio dia!
      Beijoca e obrigada pelo comentário! 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s