Leonardo Express | Como ir do Aeroporto Fiumicino a Roma Termini

Uma ótima dica de transporte saindo do Aeroporto Fiumicino à estação Roma Termini (e vice-versa) é o trem Leonardo Express. Eu nunca desembarquei em Milão, apenas em Roma, por isso só posso contar dessa experiência aqui. A questão é que depois de fazer pesquisas de custo benefício, o Leonardo Express se mostrou a melhor alternativa para chegar a Roma de forma rápida, confortável e segura. Por isso, acho válido explicar por aqui como embarcar e comprar bilhetes para o trem de modo fácil e sem maiores complicações.

leonardo2
Plataforma do Leonardo Express. Fonte.

Eu sei que quando desembarcamos em um aeroporto desconhecido, pode bater aquele pequeno desespero por não entender a língua e aí entra a dificuldade de fazer perguntas ou ler as placas. Mas a maior dica que posso dar nesse início é: tenha CALMA. E qualquer coisa pergunte, eu sempre gosto de frisar isso pois vejo muitos me relatarem vergonha por não falar italiano. Gente, acontece. É recomendável estudar um pouco do idioma antes de viajar? Sim, com certeza! Mas se não rolou, tudo bem. Pode tanto ser que o primeiro funcionário que você pergunte seja grosso ou um amor, são pessoas, estamos sujeitos a ser bem ou maltratados… O que não pode deixar de fazer é tentar se informar se tiver dúvidas!

Pronto, após essa longa recomendação rs quando você sair para a área comum do aeroporto procure PLACAS que apareçam o TREM AMARELO e as siga, elas te levarão a direção certa. O serviço fica no andar de cima do aeroporto em correspondência ao Terminal 3 (T3).

leonardo
Veja o quadrado amarelo indicando o TRAIN. É esse que você deve seguir! Fonte.

Existem trens regionais que fazem o mesmo percurso por um preço menor (cerca de oito euros)? Sim! Mas então por que eu não indico nessa situação? Simplesmente porque têm menos horários, não param na Estação de Roma Termini, apenas em Roma Tiburtina, são em sua maioria menos confortáveis e limpos (apenas a realidade) e os atrasos são meeega frequentes (imagina perder o voo!). Além disso, não estão preparados para acomodar malas grandes de viagem como o Leonardo Express está. E olha, é difícil achar alguém que não trás mala né? Quando vocês forem andar de trem pela Itália (digo os trens regionais comuns) vão ver que o espaço pra bagagem é pouco. No Leonardo Express não, existe muito espaço para bagagem e é de fácil acesso.

Inclusive aqui vai uma dica quanto a bagagem: Leve uma mala intermediária. As grandes atrapalham a vida na hora da circulação (pelo peso e por não caberem na maior dos compartimentos de trem), e a escolha de levar uma pequena + mochila grande acaba atrapalhando também. O segredo é fazer uma mala coringa, com roupas que combinam entre si. Quanto a questão de conseguir circular com mala de rodinhas pela Itália é super tranquilo, achei a acessibilidade boa.

wiki
A esquerda é possível ver os lugares para bagagem, existem em todos os vagões. Foto: Wikimedia Commons

Quando finalmente chegar ao saguão onde está parado o Leonardo Express verá guichês de compra do bilhete. Na primeira vez preferi comprar com o atendente, é simples e fácil. Só pedir “un biglietto per Leonardo Express”. Também é possível comprar os bilhetes nas máquinas de autoatendimento.

venezia_staz_slucia_macchine_biglietti
Máquinas de autoatendimento. Foto: Florenceforfree
IMG_0778
Foto: Travel-tab

Por favor, NÃO SE ESQUEÇA DE VALIDAR o bilhete antes de embarcar. Se você não validar nas máquinas verdinhas e o fiscal conferir seu bilhete, vai levar multa. Nas vezes que andei no Leonardo, todas um fiscal passou conferindo e adivinha? Vários levaram multa.

O processo é simples: Insira o bilhete no buraco e aguarde o registro ser feito. Você saberá pelo som, é parecido com o de uma impressora. Isso demora segundos. Retire o bilhete e veja se a data e hora do dia presente estão visíveis. Se sim, fique tranquilo e siga até a plataforma para entrar no trem. O registro pode ser feito na frente ou atrás do bilhete, tanto faz.

Após comprar e validar o bilhete se ainda tiver qualquer dúvida, fale com os fiscais. As vezes vão ter dois trens parados na plataforma, mas só um entrando gente, então você saberá. Sim, é passível de dúvida, na verdade a gente acaba tendo dúvida em tudo. Mas preste atenção aos avisos sonoros, sempre há alguém avisando o horário de partida e o número do trem que sairá. Ou então, repetindo, peça indicação ao fiscal mostrando seu bilhete. A plataforma do Aeroporto, onde sai o Leonardo tem destino único: Estação Roma Termini, então fique tranquilo, não há como errar. Já saindo da Estação Termini para o Aeroporto as plataformas (binario) são a 23 ou 24.

  • ATENÇÃO AOS HORÁRIOS!

A primeira saída do Aeroporto Fiumicino para Roma Termini é as 06h23min e o último 23h23min.

A primeira saída da Estação Roma Termini ocorre em qualquer uma das plataformas 23 ou 24 (binario em italiano) para o Aeroporto Fiumicino a partir das 05h35min até o último horário que é as 22h35min.

As partidas de ambos os lugares são programadas a cada 30 minutos ou 15. Ou seja, você não esperará muito tempo!

O trem NÃO faz paradas, a viagem é direta e tem duração de 32 minutos. Também não existe marcação de assentos, sente onde preferir.

PREÇO: 14 euros

Para mais informações site oficial da Trenitalia: http://www.trenitalia.com/tcom-en/Services/Fiumicino-Airport

Anúncios

4 comentários em “Leonardo Express | Como ir do Aeroporto Fiumicino a Roma Termini

      1. Estarei na regiaro do Termini, indo para o aeroporto.
        Achei um trem, que sai da estação as 4:40 da manha. Só estou com medo de não dar tempo de fazer o chek in e embarcar.

        Primeiro trecho é voo domestico Roma- Lisboa, e o proximo é Lisboa- Confins.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s