Scala Contarini del Bovolo | Segredo de Veneza recém restaurado!

Normalmente cidades como Veneza tem pontos turísticos tradicionais há décadas ou até mesmo centenas de anos. E quando algo “novo” e restaurado abre para visitação é uma verdadeira chance para absorver diferentes experiências e admirar novas belezas!

1
A recém restaurada escada em caracol

Bem perto do Campo Manin e não muito distante da Piazza San Marco encontra-se a Scala Contarini do Bolovo (os venezianos chamam “caracol” de bolovo, por isso nome)! Um lindo palacete construído em meados de 1300, com uma distinta escada em caracol adicionada à estrutura no fim de 1400. A Scala Bolovo foi incorporada à mando de Pietro Contarini, herdeiro da família dona do local, que desejava adicionar beleza ao palacete, gerando assim mais prestígio a propriedade. Vemos que antigamente isso era muito comum, bonitas construções eram sinal de riqueza e afirmação social.

A Scala Bolovo junta três diferentes estilos em sua arquitetura: O Renascentista (por elementos como as colunas),  o Gótico (pelas técnicas de construção) e o Bizantino-Veneziano (pela forma).

2
Detalhe das colunas no térreo

Formada por dois elementos, a escada possui uma galeria aberta conectada a uma torre cilíndrica. A galeria é composta por três belos arcos renascentistas que, em cada andar, diminuem de tamanho. Os arcos do último andar tem metade da altura que os do térreo, truque arquitetônico que faz a torre parecer mais alta. Um aspecto interessante a se observar é que os arcos do térreo se apoiam em pilares “quadrados” ao invés de colunas. Medindo 26 metros, a torre é considerada alta para os padrões venezianos.

IMG_2016
Note a diminuição do tamanho dos arcos e os pilares quadrados

Depois de entendermos a história por trás dessa bela obra arquitetônica começamos a subir as escadas e as belas surpresas visuais iniciam:

4
Primeiro andar
3
Terceiro e subindo…
IMG_1932
Apenas uau!

Chegando ao topo no Bevedere (em italiano significa mirante), temos uma vista 360 graus de Veneza. Absolutamente linda! Aqui deixo a dica de ouro: vá ao entardecer para presenciar o pôr do sol! Melhor hora para fazer ótimas fotos e conhecer esse segredo praticamente escondido (ainda!) de Veneza. Já no topo, resta admirar e curtir

11
E isso que o dia estava nublado, imagine com um céu azul?
6
Espetáculo
10
Uma bela moldura para Basílica de São Marcos e o Campanário de San Giorgio
IMG_1962
Cúpula da Madonna della Salute
8
Os distintos telhados de Veneza, amo os tons terrosos e as lindas janelas
IMG_1940
Um ângulo mais lindo que o outro, sem chance de tirar fotos feias rs
IMG_2005
Detalhes: Teto de madeira da cúpula datado de 1874

A recomendação final é: curta o local! Preste atenção aos detalhes, observe as formas e leia sobre a história. Assim, o passeio vale a pena e não apenas só tiramos fotos sem significados. A escada é simples mas majestosa, tornando o passeio enriquecedor e cheio de surpresas interessantes. Preste atenção também nos sons, no fim da tarde os sinos costumam tocar e a melodia adiciona um pouco de mágica ao cenário.

Endereço: San Marco, 4303, 30124 Venezia, Itália.

Horário: Abre todos os dias das 10:00 às 13:30. E das 14:00 às 18:00. Fechada dia 01 de janeiro, 15 de agosto, 01 de novembro, 25 e 26 de dezembro.

Preço: 7 euros. E 6 euros caso você tenha menos que 26 anos ou mais que 65 anos.

Atenção! A bilheteria fecha 30 minutos antes do último horário, ou seja, às 17:30.

Informações retiradas do site oficial: http://www.scalacontarinidelbovolo.com/opening-hours-tickets/

Anúncios

Um comentário em “Scala Contarini del Bovolo | Segredo de Veneza recém restaurado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s