Pisa | Roteiro de 1 dia + passeio!

  • COMO CHEGAR?

Vamos considerar Florença como cidade base (aquela da qual estamos partindo), ok? Basta ir até a Estação Santa Maria Novella e comprar na hora um bilhete de trem Regionale para a Estação Pisa Centrale. Fiz a simulação no site do Trenitalia (AQUI) e está custando 8,40 euros a passagem. A viagem é rápida e dura cerca de uma hora.

1.3
O Rio Arno que cruza Pisa

Aqui uma observação: Você está fazendo um viagem entre cidades da própria região (por isso o nome do trem Regionale) então não é necessário comprar com antecedência o bilhete! O preço não muda, sempre terá lugar no trem e eles não são numerados. Neste caso a região é a Toscana.

É importante também dizer que a estação de Pisa Centrale não fica perto da famosa Piazza dei Miracoli, a caminhada até lá dura cerca de uns 30-40 minutos. O que é ótimo! Pois assim você entende um pouco mais sobre como a cidade funciona e curte o caminho. Vai cruzar o rio Arno por uma das lindas pontes de Pisa e passará pelas principais ruas de comércio até lá. Eu adorei fazer o passeio a pé e ir me perdendo pelo caminho.

1.2
Atravessando a tradicional Ponte di Mezzo

Já havia lido em outros blogs que a cidade era bastante movimentada e, diferente de muitos lugares da Itália, se vê muitos jovens pelas ruas. Constatei que é tudo verdade rs. Isso porque Pisa conta com boas e tradicionais universidades, é um forte centro de estudos na Toscana.

1.4
Belíssima arquitetura pelo caminho
1.5
As sacadas italianas são um charme
1.1
Detalhes das ruas
  • PIAZZA DEI CAVALIERI

Depois da Piazza dei Miracoli, a Piazza dei Cavalieri é a mais famosa da cidade e vale demais a visita! De estilo renascentista e com fachadas incríveis, foi remodelada pelo famoso arquiteto Giorgio Vasari no século XVI. Durante a Idade Média foi um importante centro político por vários anos. Dou o destaque para o Palazzo dell’Orolgio, a igreja de San Stefano dei Cavalieri e a bonita Scuola Normale di Pisa – um dos prédios que faz parte do complexo da Universidade de Pisa.

1.7
Palazzo dell’Orolgio
1.6
Igreja de San Stefano dei Cavalieri
1.9
A bela Scuola Normale di Pisa

Seguindo em frente no passeio pelo centro da cidade, a próxima sugestão é conhecer a famosa Piazza dei Miracoli.

  • PIAZZA DEI MIRACOLI

Quando cheguei a famosa praça que hospeda os monumentos a primeira impressão que tive foi o contraste da linda cor verde dos gramados bem cortados contra o mármore branco nas fachadas das construções. Cada item parece estar disposto no espaço de forma perfeita, dando uma sensação de que seu lugar deveria ser exatamente aquele. Um pouco filosófico demais? Rs

20.1

Mas acredito sim, que um espaço distinto como esse, seja único e válido de conhecer pelo menos uma vez na vida. Vejo muitas pessoas subestimarem a cidade ou dar atenção apenas para a torre, quando na verdade a beleza da praça está em entender a junção de todos os suntuosos (mas com um quê de simplicidade?) monumentos.

19.1

  • Informações sobre os INGRESSOS:

O ingresso para visitar apenas a Torre di Pisa custa 18 euros e tem horário marcado. Caso você chegue atrasado não tem choro ou explicação e seu dinheiro não será devolvido. Nessas situações gosto de frisar: Não existe o jeitinho brasileiro aqui. Horário é para ser cumprido e segue o fluxo pois tem mais milhares de pessoas que querem visitar o monumento e é preciso organização, por isso as regras.

Quero deixar claro que é possível sim comprar o ingresso na hora. A opção do agendamento no site é indicada para altas temporadas, onde é possível que se você deixe para comprar na hora, fique sem ingresso. Então, caso não queira perder de jeito nenhum a subida, compre antes. Caso vá em baixa temporada não precisa ter tanta preocupação. Eu fui em fevereiro e não comprei ingresso antecipado.

Antes do seu horário de visita começar vá ao guarda-volumes, que é pertinho da bilheteria, deixar sua bolsa ou mochila. Não deixe para ir, por exemplo, cinco minutos antes pois aí terá muita fila e você corre o risco de se atrasar. Planejamento sempre hehe! O tempo permitido para ficar dentro da atração é cerca de meia hora.

Processed with VSCOcam with 4 preset
Uma verdadeira belezura, não?

Devo confessar que não imaginava que seria “emocionante” subir a torre, mas pessoal, realmente é! Sabe por quê? Você fica meio tonto pela inclinação rs. Logo nos primeiros degraus não senti, mas foi chegando no meio da subida e eu já estava pendendo para o lado e rindo sozinha.

1
São 251 degraus nesse clima rs

Uma subida dessas tem que presentear o turista com uma bela vista no topo, certo? Eis então a linda cidade de Pisa do alto:

14
Os tons dos telhados sempre me encantam
17
Um pouco das ruas da cidade
18.01
O Duomo visto do topo da Torre di Pisa
15
Conseguem ver o Estádio Arena Garibaldi?
16
Dia perfeito para um visita
20
Mais um ângulo da torre

A visita a Catedral é de graça e sem horário específico caso compre qualquer uma das opções de ingresso. Se não quiser gastar mas ainda assim deseja conhecer o Duomo terá que se ater a horários específicos de visitação que encontrará apenas nas bilheterias do local. A abertura é a partir das 10 horas da manhã para visitantes.

IMG_1679
A belíssima Catedral, na época de minha visita uma parte estava em restauro

Logo na entrada o que mais me chamou atenção foi, com certeza, o belíssimo teto. Uma curiosidade a saber é que em 1595 um incêndio destruiu o teto original (que era de madeira) e os portais da entrada. O que se vê hoje é uma substituição, feita por um novo teto de caixões em madeira folhada a ouro e novas portas em bronze (antigos portais) feitas por renomados artistas fiorentinos.

18.2
Brilha mais ainda ao vivo
19.0
Hipnotizante…
19.001
Interior da Catedral

De estilo gótico italiano e construído no início de 1300 (por Giovanni Pisano) o Pulpito del Duomo di Pisa é de uma beleza ímpar e vale parar para admirar com calma.

19.03
Belos detalhes
IMG_1725
Na parte de fora da Catedral cantinhos que sem atenção passam despercebidos

Atenção: O ingresso para o Batistério (Battistero), Camposanto e Museu dos Rascunhos (Museo delle Sinopie) funcionam assim: Caso queira visitar qualquer UM (mas apenas um) dos monumentos será 5 euros. Para DOIS monumentos 7 euros. Já para ter acesso aos TRÊS você pagará 8 euros.

19.2
Batistério

O ingresso para o Palazzo dell’Opera del Duomo custa 5 euros, é um local de mostras temporárias. Já o Museu Opera del Duomo está temporariamente fechado para renovação.

212.jpg
Um pouco mais da praça

O complexo da Piazza dei Miracoli está aberto todos os dias (salvo exceções) e a entrada é permita até 30 minutos antes do último horário. Para se certificar dos horários de abertura do dia que for visitar clique aqui.

222.jpg

Importante: Os ingressos podem ser comprados no site entre um máximo de 20 dias e um mínimo de 1 dia antes da data da visita, estando sujeitos a disponibilidade. O que isso significa? Em alta temporada é recomendável que se compre antes, justo pelos horários marcados e limite de pessoas dentro das atrações.

Você pode comprar AQUI os ingressos antecipados.

Informações retiradas do site oficial OPA PISA (instituição que administra todo o complexo): http://www.opapisa.it/en

27
No caminho de volta a estação de trem

Espero que tenham gostado do passeio!

Anúncios

2 comentários em “Pisa | Roteiro de 1 dia + passeio!

  1. Olá, suas fotos são incríveis. Tudo lindo.
    Irei à pisa e gostaria de saber se na estação tem guarda malas?
    outra dúvida. você acha que esse passeio dá para fazer na parte da manhã, tipo de 9 as 13 horas?
    obrigada
    Maria Rita

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s