Mercado Central de Florença | O coração da gastronomia Toscana!

O Mercado Central de Florença é considerado hoje uma parada indispensável para o turista, um ponto de encontro para locais, sinônimo de boa comida a preço justo e muito mais… Qualidades não faltam para adjetivar o lugar! Fato é que os Florentinos conseguiram reviver com maestria uma área do antigo centro histórico que há anos não era considerada tão interessante de conhecer – a comida une (definitivamente)!

Claro que o primeiro piso sempre foi muito visitado devido aos produtos típicos e tradicionais, porém nada se compara ao movimento que existe hoje depois que o segundo andar com os restaurantes foi inaugurado! Realmente a área revitalizou de uma forma impressionante.

DSCF5169
Num dia de alto fluxo de pessoas o segundo piso do Mercado pode ficar assim!

Acho que a ideia principal do mercado é trazer uma experiência gastronômica verdadeiramente italiana (fiorentina também) para o turista e também para os locais. Comi em vários dias diferentes quando conheci Florença e via muitos italianos fazendo refeições lá. Arriscaria dizer que é bem meio a meio o público. Por quê? Por que o italiano sabe que o mercado oferece comida de qualidade a preço bastante acessível. Tem muita gente que acha que por ser um ponto muito frequentado por turistas os locais não comem; ou usam o indicativo positivo de que “se locais frequentam o lugar é bom”.

Aqui faço uma correlação: eu amo comer no Mercado Central de Porto Alegre (cidade onde nasci e frequentei muitos anos de minha vida). Apesar de ser um super ponto turístico, é frequentado até mais por locais, do que turistas rs. Em Florença funciona da mesma forma, só que em proporções Itália, um dos países mais visitados do mundo né haha.

ENQ_7465
Belíssima arquitetura e decoração.

Quando você chegar ao segundo andar vai se deparar com algo como lojas-restaurante. As opções de comida são as mais diversas: pão e confeitaria, peixe fresco, frituras, tartufo (famosa trufa italiana), frutas e vegetais (existe opção vegetariana), carnes e salames, mozzarella di bufala, queijos, vinhos, chocolate e gelato, massa fresca, lampredotto (sanduíche típico toscano) e panini (sanduíches) de muitos tipos. Importante salientar que os comerciantes tem produção artesanal e todos são representações singulares da comida Toscana. Ou seja, cada um dos itens citados acima possuem uma loja representante.

Por exemplo, meu lugar favorito é o “La Pasta Fresca” de Raimondo Mendolia:

raimondo-mendolia
Uma parte da simpática equipe.

Vocês podem observar na parte de cima da foto os preços dos pratos de massa. Achar – facilmente – um prato de massa fresca e artesanal por SEIS euros não é uma tarefa exatamente fácil, vai? E no canto esquerdo da foto você vê que é possível sim rs! Não vou te garantir que esse é o mesmo preço de agora, mas se aumentou não deve ter sido muito.

A parte interessante é a descontração do ambiente do mercado. A foto abaixo retrata bem isso: prato e talheres de plástico. Pelo lado ecológico não muito bom (apesar de achar que eles devam ter algum tipo de programa de reciclagem) mas por outro, sem frescura! O lugar não te deixa desconfortável, apesar de cheio de gente! Não sei se me faço entender, é um ambiente democrático! Isto, esta palavra que procurava.

IMG_0091
Pasta al Pomodoro que amei! Detalhe para o prato e talher de plásticos.
IMG_0098
Massa com Ragu (guisado)!

Outro lugar que comi e adorei foi a loja-restaurante representante da pizza: “La Pizzeria Sud”. Abaixo na foto (canto direito) olhem os preços das pizzas! Margherita por 8 euros, é muito amor né? Haha!

la-pizzeria-sud
Detalhe para o ambiente aberto, se vê toda a preparação da pizza!

A pizza italiana é bem diferente da que estamos acostumados mas nem por isso ruim! Aqui preciso fazer uma pausa e defender um pouco a gastronomia italiana rs. Vejo muitos brasileiros reclamando na cara dura “mas esse tipo de pizza é muito ruim” “não era nada do que eu esperava” “eu gosto mesmo é de recheio e essa pizza não tem recheio” essa última é bem comum haha. Mas gente, são propostas e culturas diferentes. Todos podemos ter opiniões e gostos pessoais, mas precisa chegar já insultando a pobre pizza na primeira provada? Rs. Dê mais algumas chances e se permita de entender a cultura gastronômica de outros lugares, sem ficar fazendo comparações. Te garanto que a mente vai abrir e a experiência vai ser sensacional!

IMG_0772
A tradicional margherita!

Para sobremesa o pedido é um gelato, certo? A banca que representa o gelato (e também o chocolate) chama “Il Cioccolato e Il Gelato” de Cristian Beduschi.

IMG_0309
Gelato de pistacchio, sempre meu preferido!

No total são 500 lugares espalhados para sentar. Não existe assento marcado ou mesas que são utilizadas só por pessoas que compraram em tal lugar, você senta onde preferir.

Outra particularidade é que as lojas não vendem bebida, apenas a comida. As bebidas são compradas nas lojas do meio, como mostra a foto abaixo.

Um dos bares/cafés do Mercado Central.

Normalmente o que acontece é o seguinte: Você vai sentar na mesa e algum funcionário que trabalha nessas lojas que vendem bebida vão se aproximar e perguntar se você quer beber algo. Eles também estão sempre circulando e atentos caso você chame para pedir algo.

Foi no Mercado Central de Florença que experimentei os melhores Spritz da minha vivência na Itália. Custou, na época, cerca de 6-7 euros.

IMG_0099
A batatinha vinha acompanhando!
IMG_0306
Só mais um, hehe!

Horários: O mercado fica aberto TODOS OS DIAS, das 8:00 da manhã à meia noite. 

É um horário ótimo, sem falar que abre todos os dias, uma beleza né? Na minha humilde opinião é parada absolutamente obrigatória quando você for conhecer Florença por ser um lugar lindo + acessível em questões de preço + boa comida + moderno e vintage ao mesmo tempo, ufa! Um combo completinho!

ENQ_7441

Para acessar o site oficial do Mercato Centrale di Firenze clique aqui!

Se quiser acessar dicas preciosas de outros turistas que já passaram pelo Mercado Central de Florença leia os comentários do TripAdvisor clicando aqui!

mappa_bottom
Mapa das lojas-restaurante do Mercado Central.

*A foto destacada do post foi retirada da galeria do site oficial do Mercado. As demais fotos, que não de comida (essas são minhas), são também da galeria.

Anúncios

Um comentário em “Mercado Central de Florença | O coração da gastronomia Toscana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s