Andar de trem na Itália | Novas regras para os bilhetes!

Sei que muita gente está planejando sua viagem para Itália e com certeza uma hora ou outra vai utilizar o trem como meio de transporte, certo? Além de ser uma opção econômica, é seguro, pontual e fácil de entender o funcionamento. Caso você queira aprender como comprar o bilhete de trem regional na estação eu fiz um post aqui onde expliquei o passo a passo do procedimento.

Então, dito isso, é importante que se atentem ao fato de que algumas mudanças aconteceram. Em agosto do ano passado (08/2016) as regras de duração dos bilhetes regionais (e inter-regionais) Trenitalia foram alteradas.

Chris Sampson
Estação de trem na Itália. Chris Sampson (Flickr)

Então, vamos por partes e esclarecendo algumas dúvidas comuns:

  • O que são trens regionais? São aqueles trens que circulam apenas dentro de uma região italiana, como por exemplo: Toscana, Úmbria, Vêneto etc. O preço do trajeto é  fixo e você pode comprar  tranquilamente o bilhete na estação no dia ou na hora que for viajar. Sendo o preço o mesmo, não existe a necessidade da compra antecipada. Principalmente após essa nova regra que explico agora abaixo.

Mas então, o que MUDA? Após o bilhete ser comprado ele passa a ser válido apenas para o mesmo dia da compra, mesmo que não seja timbrado! Ou seja, a validade do bilhete é até as 23:59 do dia presente. Justo porque agora a data sairá impressa no mesmo.

Aqui a dica que sempre dou e gosto de frisar: Não esqueça jamais de timbrar o bilhete. Pretendo fazer um vídeo em breve de como é timbrar o bilhete. Assim que tiver feito, sairá uma postagem aqui sobre isso.

  • O que seria timbrar o bilhete? É quando você o coloca naquelas maquininhas verdes espalhadas pela estação e quando retira está grafada a hora e o dia. É super simples, mas caso fique inseguro para fazer esse procedimento peça para qualquer funcionário da Trenitalia que ele te ajudará. Essa é a forma do fiscal saber que horas você entrou no trem. Se entrar no trem e não tiver feito isso está sujeito a uma boa multa!

Super dica: Caso você esteja num dia que a cabeça está nas nuvens e entrou no trem sem timbrar o bilhete, pegue uma caneta e escreva nele o dia e a hora que entrou. Se o fiscal aparecer, ele vai notar que você não teve a intenção de burlar as regras e, provavelmente, nenhuma multa será dada.

Atenção: Depois de timbrado, a validade do bilhete será de 4 HORAS! Mas calma, caso sua viagem demore mais que quatro horas (por exemplo, você tenha que fazer algumas baldeações etc.) você poderá chegar ao seu destino final sem problemas.

Posso trocar a data do bilhete se mudar de planos? Pode, apenas UMA vez, até às 23:59 do dia anterior à data indicada no bilhete.

Esta regra vale para os bilhetes comprados on-line no site ou no aplicativo? Digamos que continua da mesma forma, pois quando você compra por essas vias a data do dia da viagem já está definida. Ou seja, passamos a ter as regras equivalentes à da compra presencial, entendem?

14847047088_a3fff1cca8_o
Trem regional Trenitalia. Juan Enrique Gilardi (Flickr)

Essas regras parecem meio óbvias e tudo mais, mas gostaria de comentar um pouco o que acontecia anteriormente e foi o motivo de ser feita essa nova regra. Algumas pessoas (sem generalizar) compravam um bilhete e, como não havia data específica, timbravam o bilhete e passavam horas (ou um dia inteiro) parando nas cidades que estavam entre onde saíram e seu destino principal. Conseguem entender? Por exemplo: Você compra um bilhete de Florença à Siena. Mas se aproveita disso para parar e conhecer duas cidades que estão no meio do caminho, fica horas lá aproveitando e fazendo baldeações. Está certo? Acredito que não. Você comprou o bilhete para tal cidade, é lá que deve descer, simples…

Juan Enrique Gilardi
Telão informativo das chegadas e partidas dos trens na estação. Juan Enrique Gilardi (Flickr)

Caso você queira entender como identificar a partida ou chegada do seu trem, fiz um post aqui que explica sobre isso. Existem vários telões informativos nas estações e é importante saber lê-los para achar a plataforma ou o horário que seu trem chegará, por exemplo.

Qualquer dúvida deixe nos comentários! Sempre tento ajudar ou dar uma orientação que seja.

Abraço.

Anúncios

3 comentários em “Andar de trem na Itália | Novas regras para os bilhetes!

  1. Oi Alana! você poderia me esclarecer uma coisa? Para ir de Florença a Pisa e Lucca (no mesmo dia), eu terei que comprar 2 bilhetes (sendo um para Pisa e depois outro de Pisa a Lucca) ou tenho que comprar um bilhete para Lucca podendo aproveitar para descer em Pisa? Obrigada e parabéns pelo blog

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s