Como é o café da manhã na Itália?

Quando você começa a planejar uma viagem para um país que nunca esteve ou que não conhece os costumes, é natural que várias dúvidas surjam pelo caminho… E um dos temas campeão de pesquisa certamente é a comida, ou seja, os hábitos alimentares daquele lugar. O café da manhã está incluso nessa temática e é uma parte muito bacana e importante do dia. Quem não gosta de acordar e tomar um bom café? Fazer dessa hora, uma hora agradável? Por isso resolvi escrever sobre minhas impressões/experiências e tentar passar para vocês um pouco mais de segurança quando forem tomar um café da manhã na Itália.

IMG_1856
Cappuccino: um dos preferidos dos italianos na hora do café da manhã! Incluo a mim mesma nessa, é o meu preferido!

É bom já começar dizendo que a probabilidade de você encontrar mais opções na versão doce, do que salgada, é muuuito grande! Os italianos têm a cultura e o hábito de comer cornetto, brioche, pãozinho doce ao invés de uma torrada, sanduíche ou pão na chapa. Não é exagero, mas 90% dos italianos que eu observava tomando café no bar pedia cornetto para acompanhar! O cornetto é o nosso croissant e normalmente você vai encontrar ele na versão com creme, mel, geleia, chocolate etc.

IMG_7884
Os doces, na maioria das vezes, têm mais destaque e saída.

Não é que você não encontrará opções salgadas nas cafeterias, com certeza existem – e sempre é possível perguntar o que a casa oferece. Se não encontrar nada salgado exposto a dica é perguntar se eles não fazem um panino com formaggio e prosciutto pra você. O que seria isso? Um pão/torrada com queijo e presunto. Inclusive sempre deixo claro nos meus textos que temos que perguntar caso haja dúvida. Não podemos ter vergonha, somos turistas (não temos obrigação de saber falar italiano perfeitamente, podemos errar) e estamos agregando valor ao país. Não devemos achar que estamos “incomodando” perguntando…

IMG_8317
Nessa cafeteria, para minha felicidade, tinham vários sanduíches deliciosos e fresquinhos. Eu particularmente gosto de opções salgadas para o café da manhã.

Por mais que para alguns chegar numa cafeteria e pedir café e algo para comer pareça óbvio e nada complicado, vocês não fazem ideia da quantidade de gente que me manda dúvidas ou me conta de inseguranças sobre tudo que se possa imaginar. Justo por isso que comecei a escrever esses textos mais explicativos. Se eu tenho a informação, quero poder repassar e facilitar a vida (ou viagem) de alguém.

IMG_5360
Essa é uma “torrada” italiana, muito comum de achar por aí! Tem prosciutto e formaggio, você pode pedir para esquentar, aí o queijo derrete e fica sensacional hehe!

Uma outra dica que eu posso dar, mas peço que não levem como uma regra, é que provavelmente os produtos mais fresquinhos nas cafeterias pela manhã, serão os brioches. Quando digo brioche estão inclusos todos os pãozinhos doces, croissant, massinhas etc – que em italiano são conhecidos como cornetto, ciambella, bombolone, fagottino. Eles são os itens de maior saída, o que é mais tradicional… Repito de novo: não é uma regra, é questão de observar, de ver o que o lugar oferece. Em estações de trem, por exemplo, ou estabelecimentos de grande fluxo de pessoas, são repostos os produtos praticamente todo o tempo, então esse tipo de sugestão já pode ser deixada de lado.

IMG_7431
Num dos meus dias de formiguinha, com muita vontade de doce, esse foi meu café da manhã rs.

Para pedir, não tem muito mistério:

– “Un cornetto vuoto, per favore” – se pedir assim te darão um croissant simples, sem recheio.

–  “Un cornetto al cioccolato” – para pedir um croissant com chocolate.

– “Un cornetto alla crema” – este seria um croissant com aquele creme branco de baunilha semelhante ao que temos no Brasil, muito utilizado para recheio de pães doces.

–  “Un cornetto alla marmellata” – para um cornetto com geléia.

Caso você queira esquentar o panino, como mencionei acima, pode falar:

–  “Puoi riscaldare il panino, per favore?”.

Mas já adianto que normalmente o que acontece é o atendente já perguntar: “Caldo?”. Ou seja, ele te pergunta se você quer “quente?”. E pode simplesmente responder “sì”! Esse diálogo também serve para um pedaço de pizza (pizza al taglio) ou qualquer outra comida que tenha comprado…

IMG_1799
Um cappuccino “da portare via”, ou seja, para levar.

Uma outra dica bacana, é saber pedir o café para levar! A expressão é “da portare via”, que significa “para levar”. Então ficaria assim:

–  “Un cappuccino da portare via, per favore” – Um cappuccino para levar, por favor”.

Também tem uma observação interessante, depois de um certo tempo pedindo café por aí, você vai acabar notando que eles não têm o costume de servir um café quente. Poucos os lugares em que pedi um cappuccino e veio quente de verdade. E caso sua preferência seja quente (eu por ex. amo, morno já não vejo graça), é melhor ser específico quando dizer o pedido ao barista.

–  “Un cappuccino caldo (ou bollente, que é quase fervendo), per favore” – Um cappuccino quente, por favor”.

Vou dar um exemplo de café bacana aqui de Perugia, onde tem um monte de opção interessante e saudável: o Fresssco. Tirei umas fotinhos da “vitrine” com sanduíches, cornetto, bolo, panino etc. para vocês verem!

IMG_1797

Outro exemplo é o Caffè Arco, um dos meus preferidos de Perugia! A barista é super simpática e sempre faz florzinhas no meu cappuccino, acho coisa mais fofa! Super recomendo a visita para quem for conhecer a cidade.

Espero que eu tenha conseguido ajudar um pouco, qualquer dúvida podem deixar nos comentários!

Beijoca!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s