Tabacchi | 7 coisas que você pode fazer numa tabacaria italiana!

janosmajor
Placa das Tabacchi. Janosmajor (Flickr)

Também conhecidas como Tabaccheria ou Tabacchi, o assunto de hoje é sobre aquelas famosas lojinhas italianas que tem uma placa com um “T” na frente e estão por todas as cidades. Normalmente a placa é azul, mas você também pode encontrar na cor preta .

Pelo nome, o local remete as nossas tabacarias, mas as tabaccherie italianas tem algumas outras opções diferenciadas e úteis que gostaria de exemplificar para que caso precisem, saibam utilizá-las. Então aí vai uma lista com explicação de sete coisas que você pode fazer numa tabacaria italiana:

1 – Comprar bilhetes (bigglietti): Essa talvez seja a opção que os turistas mais utilizam. As passagens de ônibus, bilhetes de metrô, de trem, de tram (“bondes” modernos, em roma principalmente) podem ser compradas nas tabacchi.

Lembro a primeira vez que eu fui comprar o bilhete do metrô de Roma para conhecer o Vaticano e dispensei as máquinas automáticas, me pareceu um tanto complicado na primeira olhada e preferi não arriscar. Acabei indo numa tabacchi dentro da própria estação do metrô e a compra foi realmente mais fácil rs. Principalmente nas cidades pequenas as tabacchi são muito úteis, já pensou pegar a bilheteria fechada? Ou a estação é tão pequena que só tem uma ou duas máquinas e elas quebraram? Nessas horas elas são uma santa salvação!

18120023914_de6507090b_o
Tabacchi dentro da estação de trem de Verona. Dave Collier (Flickr)

Para comprar um bilhete de ônibus, você pode falar: “Per favore, un bigletto per l’autobus (aqui fale o nome ou número do ônibus que deseja pegar)”. Uma dica importantíssima é: compre seu bilhete de ônibus nas tabacchi, além de ser mais barato, tem muita chance de quando você entrar no ônibus para comprar o bilhete com o motorista ele simplesmente não ter mais ou não ter troco, além de ser também mais caro.

2 – Comprar mantimentos: Essas lojas vendem de tudo um pouco. Desde cigarro, sal – inclusive o que está escrito debaixo do T na plaquinha é Sali / Tabacchi (sal e cigarros) -, água, isqueiro até comidinhas tipo salgadinhos/bolachas, jornal, artigos de papelaria, revistas, lembrancinhas, escova de dentes e a lista segue longa…

Carlo Baldino
Esta por exemplo vende até sorvete. Carlo Baldino (Flickr)

3 – Pagar contas: Você pode evitar os bancos ou correios e pagar contas como a de gás, luz ou telefone – entre outras. Não te garanto que todas as tabacchi possuem essa função, então sempre pergunte ao atendente.

4 – Comprar selos (francobolli): Selos para enviar cartas ou cartões postais encontra-se nas tabacchi. Caso envie para fora da Itália lembre de comprar selos internacionais. Existem também os bolatti que são selos especiais para determinados procedimentos relacionados, digamos assim, ao governo. Por exemplo, o selo usado para o Permesso di Soggiorno compra-se ali.

Observação: A Carolina Pinheiro (do Oi Roma) me contou que em Roma as tabacchi não vendem mais selos, você os encontra apenas na posta (correios) mesmo. Obrigada pelo toque!

Eric + F
Tabaccheria na cidade de Napoli. Eric + F (Flickr)

5 – Jogar na loteria (gioco del lotto): Sim, se você estiver se sentindo sortudo ou não resiste a uma boa aposta pode comprar seu ticket nas tabacchi e tentar a sorte. 

6 – Enviar cartas ou cartões postais: Você compra os francobolli (selos em italiano) ali mesmo e é só depositar na caixa vermelha dos correios que fica ao lado de fora da loja. Normalmente a caixa tem duas entradas. Uma é para a cidade em que você está e a outra é para os lugares restantes. Fica a dica.

Monica Matison
Estre as duas portas está a caixa vermelha dos correios (poste). Monica Matison (Flickr)

7 – Comprar créditos para seu celular: Você pode fazer recargas no seu número, pagar a conta mensal do seu plano ou comprar cartões telefônicos com determinada quantia de crédito.

Dica: Alguns bares também funcionam como Tabacchi vendendo os bilhetes de ônibus que circulam pela cidade por exemplo. É só procurar pela placa com o T ao lado de fora. Isso ocorre principalmente em cidades pequenas, onde um único bar está ao lado da pequena estação de trem da cidade.

14909653967_95d7513ce3_o
A tradicional placa das Tabacchi na cor preta. Holle (Flickr)

Espero que tenham gostado das informações e qualquer dúvida deixem nos comentários!

*Imagem destacada Fredrik Rubensson (Flickr).

Anúncios

6 comentários em “Tabacchi | 7 coisas que você pode fazer numa tabacaria italiana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s