Gubbio | Um lindo domingo de sol e céu azul!

O dia era domingo, a previsão do tempo garantia sol e a vontade de passear era grande! No que resultou? Numa escapada de algumas horas para Gubbio! Lugarzinho encantador na região da Umbria que vale super a pena conhecer! Explico também como fui de Perugia (cidade base) para Gubbio, de ônibus.

2
“La fermata dell’autobus”. A vista pouco linda da parada de ônibus em Perugia…

Pensando em praticidade e Perugia como ponto de partida, a melhor forma de chegar até Gubbio é por ônibus. A região da Umbria possui um ótimo esquema de horários de ônibus e informações nesse site: Umbria Mobilità. Se chama Umbria Mobilità e foi o meio que eu utilizei para fazer minha pesquisa. Abrindo o site você vai encontrar três opções importantes: Horários, Tarifas e Viajar. Primeiro eu quis saber os horários, então abri a opção “Servizi Extraurbani”. Por que serviço extraurbano? Estamos falando de ir de uma cidade para outra (de Perugia para Gubbio), então é extraurbano.

Uma nova página (clique aqui) abrirá então com informações sobre o Serviços Urbano, Extraurbano e Ferroviário.  Na opção Servizi Extraurbani, clique em Orari Bacino di Perugia – pois você está saindo de Perugia. Um pdf será aberto (este aqui) e na segunda página você já vai conseguir identificar escrito Linea E001 Perugia – Fratticiola – Gubbio. Bingo, com a linha de ônibus E001 você já sabe que vai de Perugia até Gubbio. E passando o olho mais para baixo, observa que com a Linea E001 também volta de Gubbio a Perugia.

8 Linha ida
Captura retirada do pdf. Informações saindo de Perugia para Gubbio.

A esquerda está a relação das paradas, com destaque para o terminal rodoviário de Perugia de onde o ônibus sai. Os horários são os mais diversos e as especificações estão na legenda. No meu caso era um domingo de manhã (Fs=Festiva), então eu peguei o ônibus às 11:35! Comprando antes o bilhete em uma tabacchi (tabacaria ou banca de jornal) sempre custa mais barato do que comprar quando entrar no ônibus ou pegar ele no caminho. Antecipando a compra paguei cerca de cinco euros (não lembro exatamente), se tivesse deixado pra comprar dentro teria pagado mais que o dobro. Para saber sobre tarifas em geral, tem esse link aqui.

1
Assim você vai encontrar os horários nas paradas do ônibus.

Adicionei essa imagem para ilustrar a informação que você terá na parada do ônibus. No caso, eu peguei na rua XIV Settembre (está em negrito), pois era mais perto de casa. O horário é o das 11:38. Ou seja, ele sai às 11:35 da rodoviária e a próxima parada é essa, demorando cerca de 3 minutos para chegar. A lista é a menorzinha do meio pois é o horário festivo annuale, ou seja, o horário de domingo.

9 certo
Quando você descer na parada final do ônibus (P.40 Martiri), terá essa vista. Para retornar à Perugia pegue o ônibus no mesmo lugar.

Resolvi colocar muitas fotos nessa postagem para tentar, de verdade, mostrar como eu vi Gubbio… Os dias de céu azul e sol me emocionam, tudo parece que fica mil vezes mais bonito!

6-entrada
Indo em direção ao centro histórico, poucos passos depois de sair do ônibus.
14menina
Encontro uma Gubbio tranquila, com clima típico de domingo… Ao fundo, perto de onde estão as árvores, foi onde desembarquei.
5-ruas entrando
Desviar o caminho pelas ruas laterais é igual a descobrir cantinhos…
5
Sempre encontramos uma Trattoria pelo caminho hehe.
13
Nessas cidades “pequenas” e bem turísticas, os moradores capricham na decoração!
15-chiesa camino
Notei uma movimentação e fui conferir. Ali onde estão as pessoas tem uma igreja (Chiesa di San Giovanni Battista), estavam saindo da missa de domingo.
17 - chiesa di san giovanni
Já era meio dia e, logo após uma rápida conversa, toda multidão se dissipou. Provavelmente indo para casa almoçar. Acho tão interessante observar os “costumes” da cidade…
16
Mais um ângulo da Via Repubblica (uma das principais de Gubbio).
32
Corso Giuseppe Garibaldi. Rua paralela à Reppublica, ótima para caminhar e ver os negócios locais. Tem padarias, restaurantes, sorveteria etc..
1-infos2
No final da Via Reppublica (Piano Terra) está localizado o Ascensori Pubblici (Elevador Público). Quando eu fui, tinha uma placa que explicava que a entrada era gratuita mas o acesso terminava às 18:30.
1-infos4
Eu escolhi sair direto na Piazza Grande, onde está o Duomo. Que é o ponto turístico mais conhecido de Gubbio e o que eu estava mais ansiosa para conhecer, obviamente rs.
22
Realmente sem palavras… É uma praça muito linda e única, a arquitetura é diferente e chama atenção! Com esse dia de sol e céu azul o cenário ficou completo.
22-
O outro lado da Piazza Grande.
24
A catedral em detalhe…
10
Ao lado esquerdo da catedral estão estes lindos arcos.

29

28
Vista no final dos arcos.
23
Um pouco mais da praça..
11
Nos arredores da praça estão restaurantes e lojas de lembrancinhas.
11-
Praticamente tudo fechado após a uma da tarde. Adorei, assim caminhava sozinha curtindo tudo.
15
Descobrindo cantinhos.
33
Não sei vocês, mas eu fico encantada só de olhar essas fotos de novo. Acho tudo tão lindo!
18-casas
Já descendo de novo para os arredores da entrada da cidade encontro mais detalhes charmosos.

40

36
Esse ângulo de Gubbio encontrei por acaso, me perdendo pelas ruas… Mas reconheci de cara! Sempre vi muitas fotos a partir dessa perspectiva quando pesquisei antes sobre a cidade.
37
Encontro de paredes hehe

42

41

31

45 - lanche
Um lanchinho antes de ir embora: a famosa Torta al testo (ou Crescia). Um panino típico da região da Umbria. Esse era de prosciutto com mozzarella.
50
Uma Alana muito muito feliz!
25
Vou guardar lindas lembranças de Gubbio e espero logo poder voltar!

Então é isso, acredito que tenha conseguido passar um pouquinho do clima da cidade, das ruas, da arquitetura e dos cenários principais… Dá para visitar Gubbio tranquilamente em um dia e eu recomendaria um bate e volta com base em Perugia – por ser mais econômico do que dormir na cidade, por exemplo. Mas também deve ser ótimo pernoitar e acordar bem cedinho para ver o amanhecer na Piazza Grande.

Espero que tenham gostado, beijoca!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s