Passeio no Mercado de San Lorenzo + Almoço no Mercado Central de Florença

Resumir o Mercado de San Lorenzo em “um ótimo lugar para fazer comprinhas” seria um pouco injusto. Muito mais do que comprar, o mercado de rua é um passeio divertido, animado e prazeroso tanto para o turista de primeira viagem como também para o que retorna com mais frequência. A variedade de mercadorias pode não mudar muito e nem ser da melhor qualidade, mas a “bagunça organizada” que permanece ali é divertida de rever. Eu adoro dar uma circulada, observar o pessoal negociando, chamando para olhar os produtos etc.

5
Mercado de San Lorenzo num dia de sol e céu azul, fim de inverno em Florença.

As banquinhas são conhecidas por vender principalmente itens de couro (cintos, carteiras, bolsas variadas, jaquetas, cadernos etc.), além de souvenirs, roupas, echarpes, tapetes e, nessa última vez que fui, encontrei umas duas bancas com peças vintage bem bacanas. Sobre a veracidade do couro muito se discute – se os produtos são de couro verdadeiro ou não -, mas eu prefiro não opinar sobre e apenas dar a dica de observar bem o item que está comprando, ao menos ver se está marcado “vera pelle”, “made in italy”… É interessante dizer que algumas bancas que estão ali têm loja física e sabe-se que para manter um lugar no Mercado de San Lorenzo não é barato.

13
Infinitas variedades de cintos.
4
Adorei essa banca com roupas de linho.
12
Os comerciantes ficam em frente as bancas chamando o cliente para dar uma olhadinha. Dica: Caso você não saiba falar italiano, tente português (muitos deles falam nosso idioma).
9
Outro produto que se vende muito ali são as echarpes. Baratinhas (cerca de + ou – 5 euros as mais simples), bonitas e uma boa lembrança de Florença para usar no dia a dia.
10
Encadernação em couro. Tenho alguns caderninhos desses, são uma graça, ótimo para anotações, desenhos ou fazer de agenda.
17
Enfeites com temas religiosos…
6
Nas ruas adjacentes há comércios variados, alguns são até as lojas físicas das bancas.
IMG_0827
Piazza di San Lorenzo: ótimo lugar para sentar nas escadas, observar o movimento e tomar um solzinho depois do almoço no mercado!

Após o passeio pelas bancas, qual a primeira providência a tomar? Um Spritz, por favor haha! Não sou completamente apaixonada pelo drink pois acho o sabor um pouco forte e marcante, mas de vez em quando é muito bom!

IT-18 972
A cor do drink me encanta!

Já era hora do almoço e eu tinha fome, escolhi então um prato de ravioli do “La Pasta Fresca” (meu lugar preferido). Já escrevi um post sobre o Mercado Central de Florença, se quiser conferir clique aqui.

2
Absolutamente sem palavras, tava maravilhoso!

A pessoa não se contentou apenas com o ravioli e resolveu experimentar uma bruschetta.

3
Escolhi a tradicional, do canto esquerdo (4 euros de muito gostosura). O lugar chama “I formaggi e la mozzarella”.
1
Close da delícia.
7
Pós almoço, um gelato!
15
As opções.
14
Caramello salato é um dos meus sabores favoritos.

Existem agora umas banquinhas vendendo, por exemplo, doces típicos sicilianos. Uma novidade bem importante, significa que o mercado está querendo expandir para o público a gastronomia típica de outras regiões italianas.

11
Explicação das especialidades.

Como não tirei foto dos produtos da banquinha que comentei acima, resolvi ilustrar uma das especialidades sicilianas (cannoli) com essa foto da gelateria. Eles também vendem o Cannoli, só que com sorvete de ricota, hmm!

8
Cannoli com o sorvete de ricota!

Sendo sincera, o Mercato Centrale di Firenze é o meu lugar preferido disparado para comer em Florença. Talvez porque me faça recordar um pouquinho da atmosfera do Mercado Público de Porto Alegre – lugar onde me criei indo e sempre adorei frequentar. Outro ponto super importante é o preço da comida, justo e acessível. Como há muita circulação, os produtos são sempre frescos e as opções são várias, pode confiar na qualidade! Por fim, é muito divertido ver tanta gente circulando, poder escutar idiomas diferentes e socializar dividindo a mesa com alguém. É difícil pensar em um lugar que junte tudo isso de forma organizada… O mercado central consegue! Bom demais!

IT-18 918
Ruas de Florença com as tradicionais banquinhas.

É isto, espero que seja útil a sugestão!

2 comentários em “Passeio no Mercado de San Lorenzo + Almoço no Mercado Central de Florença

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s