Graduação italiana morando no Brasil: É possível?

01
Site da Laurea em Língua e Cultura Italiana para estrangeiros do ICoN – Italian Culture on the Net.

Sim, é possível! Inclusive, comecei a cursar o primeiro semestre da graduação em setembro desse ano e, até o momento, só tenho elogios para a qualidade do material, atenção ao aluno e método do Consorzio ICoN.

Bom, nem preciso dizer que essa ideia de cursar uma graduação italiana fora da Itália parece uma possibilidade bastante improvável, né? Eu também não imaginava que era viável (apesar do ICoN existir desde o ano de 2001, pasmem!) e só fui descobrir em março desse ano, fazendo uma pesquisa aleatória no site da ACIRS (Associação de língua e cultura italiana em Porto Alegre). Acredito que uma oportunidade como essa deveria ser melhor divulgada e escrevo o artigo com esse intuito.

02
“Curso de língua e cultura italiana para estrangeiros”: o site é super organizado e dinâmico.

O que é o ICoN?

“ICoN è un Consorzio di Università italiane che promuove la lingua e la cultura italiana attraverso l’e-learning. Opera in convenzione con il Ministero degli Affari Esteri ed è presente in oltre 80 paesi di tutto il mondo.”

“O ICoN é um Consórcio de Universidades italianas que promovem a língua e a cultura italiana através do ensino a distância. Opera em acordo com o Ministério das Relações Exterior e está presente em mais de 80 países de todo o mundo”.

Além da graduação, eles oferecem também mestrado, cursos de aperfeiçoamento e atualização para professores de italiano e cursos de língua italiana de todos os níveis. Confira todas as opções clicando aqui.

Como funciona?

Na Itália a graduação se chama Laurea e tem duração de três anos (triennale) – também conhecida como 1º ciclo.

07
Quadro atual dos títulos italianos emitidos por instituição superior. Wikipedia

O curso tem o título de Lingua e Cultura Italiana per Stranieri e a possibilidade de escolher entre quatro tipos de percursos:

  1. Arti, musica, spettacolo;
  2. Didattico-linguistico;
  3. Letterario;
  4. Storico-Culturale.

A escolha do percurso influencia, naturalmente, na ênfase dos seus estudos. Eu escolhi o didattico-linguistico, ou seja, estudo mais sobre linguística, didática do ensino do italiano como segunda língua e outros assuntos culturais bem interessantes para quem tem identificação com a Itália.

Para realizar a matrícula é necessário cumprir alguns pré-requisitos: possuir um diploma de escola secundária superior que habilite sua inscrição no sistema universitário italiano (vou explicar detalhadamente abaixo), não estar inscrito numa universidade italiana, morar fora da Itália e conseguir, ao menos, 60 pontos no teste de língua durante o procedimento de matrícula no site. Apenas traduzir seu certificado de ensino médio (ou Diploma de segundo grau) não vai ser suficiente, sendo então necessária a Dichiarazione di Valore in loco.

06
Os três principais pré-requisitos para poder se matricular na laurea italiana.

Ok, mas como fazer a “Dichiarazione di Valore in loco”? Vou responder colocando aqui exatamente as instruções que estão no site do Consulado Italiano de Porto Alegre (pois foi onde eu fiz a minha):

A “Declaração de Valor in Loco” é o documento que o Consulado Geral emite e que declara o valor do título de estudo NO BRASIL.

1) Os documentos a serem apresentados ao Consulado Geral para requerer a “Declaração de Valor” relativa ao Diploma de 2º grau são:

a) Certidão de conclusão constante do histórico escolar, em peça original, munido do lacre ou carimbo da escola, assinada de maneira legível pelo funcionário encarregado e apostilada. O documento deve conter, ademais, o carimbo da SEC (Secretaria Estadual de Educação) e ser acompanhado de tradução para o italiano apostilada.

Se frequentou um ano de Universidade no Brasil, devem ser apresentados também:

b) Declaração da universidade e tradução para o italiano apostiladas, que ateste que o requerente completou todas as cadeiras previstas no primeiro ano de curso e foi aprovado em todas elas.

c) Histórico escolar da faculdade e tradução para o italiano apostiladas.

O documento emitido pelo consulado não me custou nada, porém as traduções e apostilamento (não vou mentir) saíram por um valor um pouco salgado – mas vejo como um investimento. Outra observação sempre importante é que as traduções devem ser feitas com um tradutor juramentado. Clicando aqui você encontra a lista oficial dos tradutores juramentos do RS (cada estado tem os seus).

O processo da matrícula foi bem tranquilo. Praticamente fiz o procedimento normal e um extra referente ao pedido da bolsa de estudos (que explico abaixo), escaneei todos os arquivos e após a confirmação de que estava tudo certo, enviei todos os documentos para a Itália, pelo correio.

Quanto custa?

04
Cursar o semestre com um tutor de ensino custará 900 euros e na modalidade de auto-aprendizagem, 600 euros. Porém já adianto que existem bolsas e o valor diminui pela metade!

Sim, sabemos que o euro está caro mas existe a possibilidade de parcelamento e, além disso, todo o início de semestre são oferecidas bolsas que custeiam metade do valor das modalidades. No meu caso, acabei escolhendo a modalidade de auto-aprendizagem e consegui a bolsa, ou seja, estou pagando 300 euros este semestre. Para saber mais sobre a bolsa de estudo clique aqui.

Onde são feitas as provas?

As provas ocorrem uma vez por semestre, em alguma das sedes parceiras do consórcio. Por exemplo, em Porto Alegre elas são feitas na ACIRS. Clicando aqui você pode achar os outros parceiros que aplicam as provas do ICoN.

Mas eu vou ter um título de graduação válido na Itália, de verdade?

Sim, é isso mesmo! É uma laurea italiana completamente válida na Itália, ou seja, você terá um título universitário de primeiro ciclo italiano.

10
Uma das explicações do site: é uma graduação equivalente a uma conseguida em um universidade italiana.

Para finalizar, queria dizer que realmente estou gostando da experiência. O material é bem interessante, organizado, a plataforma de ensino oferece vários exercícios sobre o conteúdo (que contam na nota final da matéria), os funcionários são todos super prestativos e seguido mandam e-mails conferindo se estou conseguindo acompanhar ou tenho dúvidas etc. Super recomendo, de verdade!

Enfim, qualquer dúvida é só entrar em contato comigo que tento esclarecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s