O Chocolate único de Modica, na Sicília

Convenhamos que sempre vale a pena falar de chocolate, não é? Ainda mais quando uma especialidade italiana dessas, que nos proporciona momentos tão felizes e gostosos, ganha um importante reconhecimento de qualidade e originalidade a nível Europeu! O chocolate de Modica recebeu um selo de indicação geográfica protegida, o IGP. Mas o que significa isso? 
Indicação Geográfica Protegida (IGP) é uma classificação ou certificação oficial regulamentada pela União Europeia e atribuída a produtos gastronômicos (ou agrícolas) tradicionalmente produzidos numa região. O chocolate de Modica foi o primeiro na Europa a conseguir essa certificação, ou seja, é uma produção bem especial e única, que carrega um peso histórico cultural bem bacana.

A cidade, no sul da Sicília, foi construída em cima de um costão rochoso, porém existe a “Modica Alta e Modica Bassa”. (Flickr/malegasolare)

O que torna o chocolate de Modica tão especial é seu modo de produção, completamente artesanal e inspirado por uma antiga receita Asteca, da qual derivou a adaptação Modicana. Os primeiros registros da “fórmula” são encontrados em meados de 1746, quando a Sicília ainda era domínio do Reino Espanhol – sendo eles os responsáveis por trazer os grãos de cacau até a ilha.

Para produzir a especialidade os grãos de cacau necessitam ser tostados, semi-moídos e aquecidos, mas sem ter a manteiga extraída. O resultado é uma massa fluida, sem adição de nenhum outro tipo de gordura, apenas do açúcar. Porém, enquanto a adição dos cristais é feita, a temperatura não pode passar de 40 graus, se não o açúcar derreteria e perderia-se a característica típica do chocolate modicano: a granulação.

É possível sentir os cristais enquanto saboreamos o chocolate. (Flickr/Magilao30)

O interessante é que este modo de produção mais “rústico”, faz com que o chocolate não perca suas características organolépticas, ou seja, o paladar experimenta um sabor completo (e puro) dos ingredientes. Arriscaria dizer que esse é um dos modos mais orgânicos de saborear uma barra de chocolate rs. O cacau quando não processado permanece rico em antioxidantes e flavonoides, e estudos sugerem que a produção “a frio” ajuda a manter intactas essas propriedades benéficas. Além disso, a variedade de sabores e aromatizações do chocolate não decepciona, há opções que vão desde canela a pimenta (já provei e é especialmente maravilhoso), de vinho ao pistache, com grãos de sal ou pedaços de avelã, entre muitas outras. 

Antica Dolceria Bonajuto – Impossível falar do chocolate de Modica e não comentar sobre a Bonajuto. A Dolceria começou a reproduzir a receita em 1880 (uau!) e hoje é a loja mais tradicional e lembrada da cidade. Fica na Corso Umberto I, 159, meio escondidinha. No balcão do local é possível experimentar todas as delícias que eles produzem e os produtos não se resumem só ao chocolate, também há outros doces. Então fica a dica, caso você vá até Modica, não deixe de conferir o lugar. (Flickr/lithoglyphic)

Antica Dolceria Rizza – Outra opção bacana de indicar a visita é a Dolceria Rizza, outra famosa produtora do chocolate da cidade, que abriu as portas no ano de 1935 e até hoje segue preservando a tradição. Fica na Via Sacro Cuore, 64.

O lindíssimo Duomo di San Giorgio em Modica, predomina o estilo arquitetônico Barroco na antiga cidade.
 Em 2002 a Unesco considerou Modica patrimônio da humanidade. (Flickr/ro431977)
Fica a dica para talvez incluir Modica no seu roteiro de viagem! Mas caso não consiga, pode ficar tranquilo, é possível encontrar o famoso chocolate para vender em outras cidades da região. 
(Flickr/ro431977)

(Foto capa: Daniel Fazio)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s